Carrinho
Subtotal R$ 0,00
Total a pagar R$ 0,00
Dicas para trabalhar em casa mesmo tendo filhos pequenos

20/03/2020

Dicas para trabalhar em casa mesmo tendo filhos pequenos

Você que trabalha em casa e tem filhos pequenos sabe que é um desafio diário, não é mesmo?

Você que trabalha em casa e tem filhos pequenos sabe que é um desafio diário, não é mesmo? E, você que pretende começar a rotina home office, mas está receosa justamente pelo fato de ficar imaginando se será possível com os pequenos em casa, não se desespere. 

Educadores e psicólogos já deixaram clara a importância do brincar para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças. E, que essa interação também auxilia e muito no estreitamento de vínculos entre pais e filhos. Então, trabalhando em casa, que tal aproveitar aquele tempo que “perderia” no deslocamento de ida e volta do trabalho e destinar as crianças? Isso mesmo, você aproveita um tempo para estar com seus filhos, fortalecer laços e organiza o restante do tempo para trabalhar, para as pausas e também a vida social. Sim, é possível.

Primeiro, é preciso que esteja claro em sua mente, quantos dias por semana e também quantas horas por dia você precisa trabalhar para cumprir o que se propôs. Feito isso, crie seu próprio cronograma de horários, não se esquecendo de destinar um tempo para brincar com as crianças e um tempo para pequenas pausas e descanso, afinal, ninguém é de “ferro”. 
No momento em que os pequenos forem para a escola será a sua hora de aproveitar ao máximo para produzir seu trabalho. Mas, no horário em que estiverem em casa ou se ainda não estiverem em idade escolar é que se torna um desafio. Por isso, temos algumas dicas para te ajudar. 

As crianças costumam se entediar muito rápido, por isso, tenha várias atividades programadas para o mesmo dia. Por exemplo, crianças adoram desenhar e pintar, é um momento em que costumam passar um bom tempo, pois ali a criança se sente livre, é o mundo dela, as regras dela. Brincar com os brinquedos que possuem também vai ajudar, com irmãos ou sozinhas, as crianças entram no mundo da imaginação e permanecem um bom tempo focadas. Massinhas e tintas também fazem a “festa” com os pequenos, mas se atente e ter produtos próprios para crianças. Se a criança já for alfabetizada, você também pode sugerir que ela escreva cartinhas para os avós, por exemplo, para que elas mesmas possam entregar quando os forem visitar, além de as crianças se distraírem, isso vai aumentar ainda mais o vínculo com esses que são tão especiais na vida dos netos. Quebra-cabeça, jogo da memória e de tabuleiro também prendem a atenção deles. Ah, e na era em que vivemos, não dá para “lutar” com as telas e sim utilizá-las a nosso favor. Então, como as crianças tem energia de sobra, coloque músicas infantis com clips na TV e deixe que os pequenos se soltem. Sessão cinema, em casa, com direito a pipoca também vai fazer a alegria da criançada.

Aproveite algumas horas do final de semana para realizar a programação de entretenimentos dos pequenos, pois durante a semana seu tempo será precioso. Outra dica que pode te ajudar é aproveitar a hora da soneca diurna, caso ainda haja, para trabalhar. Mantenha a rotina de horários de sono, banho e alimentação deles, para que possam se acostumar com a rotina e aos poucos entender que quando você os deixa brincar sem sua presença é porque está na hora de vocês focar em seu trabalho.