Carrinho
Subtotal R$ 0,00
Total a pagar R$ 0,00
Como fazer trabalho home office em época de coronavírus?

20/02/2020

Como fazer trabalho home office em época de coronavírus?

Uma coisa muito importante e que vai fazer toda a diferença em um trabalho home office é entender que não está de férias ou num final de semana. Confira as nossas dicas.

Ter álcool em gel na mesa, manter um metro de distância do colega de trabalho e lavar a mão com frequência são comportamentos que precisaram virar rotineiros em todas as empresas por conta da disseminação do coronavírus no Brasil. Essa nova postura necessária nos ambientes de trabalho tem interferido diretamente no dia a dia das organizações, que precisam se adaptar para manter a produtividade, principalmente aquelas que adotaram o trabalho home office.

Evitar contato físico, não realizar mais reuniões, são algumas mudanças difíceis de acontecer do dia para noite, mas tem se feito necessárias. O jeito, para muitos profissionais, é realmente o trabalho home office e a garantia de ficar conectado o tempo todo.

Como fazer um bom trabalho home office?

Uma coisa muito importante e que vai fazer toda a diferença em um trabalho home office é entender que não está de férias ou num final de semana. Seu cérebro precisa absorver essa informação para se manter produtivo, então acorde cedo e se arrume como se fosse trabalhar. Não fique de pijama e muito menos trabalhe na cama, heim!

É importante também manter a rotina de horários. Ative o despertador tanto para início quanto término da jornada, sem esquecer o horário da refeição. Alinhe com a equipe todas as reuniões virtuais e aja realmente como se estivesse na empresa.

Outro fator fundamental para o trabalho home office é ter um espaço só seu. Ainda que não tenha um escritório, tudo bem usar a mesa de jantar ou da cozinha, mas você precisa desligar a televisão, o telefone de casa, e retirar qualquer objeto que possa te distrair. Sem contar o silêncio, é claro.

Quando estamos trabalhando em casa, percalços acontecem mesmo, mas não esqueça de comunicar ao seu chefe qualquer coisa fora do normal, como a qualidade da internet, por exemplo. Mais do que isso, o trabalho home office exige que todos estejam alinhados e saibam o que cada um está desenvolvendo.

O que não pode faltar para o trabalho home office?

Seja em uma casa grande ou em um apartamento pequeno, é importante ter um cantinho específico para de dedicar ao trabalho – ainda que seja na mesa da cozinha, como dissemos. É fundamental conseguir organizar as atividades de maneira profissional.

Para o trabalho home office dar certo você não precisa dos melhores equipamentos, mas sim de um espaço que seja suficiente para abrigar seus materiais mais importantes. Elementos de apoio para a organização do trabalho são importantes. Separamos alguns itens:

Painel de fixação de tarefas;

Post-it;

Porta canetas;

Caneta azul, preta e vermelha;

Bloco de anotações;

Agenda;

Calculadora.

Se for mais ousado, pode dispor de uma lousa que permita a inclusão de inúmeras ideias em seu trabalho home office. E não se esqueça da velha lixeira para manter o local sempre limpo e organizado.

Trabalho home office: não esqueça os cuidados com o coronavírus 

Não é porque está trabalhando em casa que os cuidados não precisam ser realizados. Cumprimentar pessoas com beijos e apertos de mão devem ser evitados mesmo em pessoas próximas. Não esqueça de sempre lavar as mãos com água e sabão, passar álcool em gel e higienizar objetos como celular, notebook, canetas.

Seguindo todas essas recomendações, o trabalho vai ser muito mais produtivo!

Continue acompanhando o nosso blog. Sempre trazemos informações diversas para acrescentar ao seu dia a dia!

Abraços