Carrinho
Subtotal R$ 0,00
Total a pagar R$ 0,00
Como estudar em casa para o ENEM?

15/05/2020

Como estudar em casa para o ENEM?

É preciso muita força de vontade para estudar por conta própria. Portanto, a dedicação precisa ser dobrada. Preparamos um texto com várias dicas para te ajudar.


Mesmo com as escolas públicas e privadas sem aulas presenciais por conta do isolamento social neste período de pandemia, o ENEM 2020 está com datas agendadas para novembro. Mas e agora, como se preparar para ir bem nessa prova?

Falando sério, nem todo o estudante tem o hábito de estudar sozinho em casa, sem a orientação de um professor ou monitor para tirar dúvidas, né? Sem contar a disciplina com horários e para não se desconcentrar à toa. 

Pensando nisso, listamos algumas dicas que podem te ajudar muito a se organizar para tirar uma super nota no ENEM 2020, já que a prova faz toda a diferença na hora de entrar em uma universidade, certo? Continue a leitura!

1) Faça um cronograma de estudos
Você vai precisar se organizar em casa para criar uma rotina de estudos, não tem como fugir disso. Então, é inevitável montar um cronograma. 

Quantas horas por dia você pode usar para priorizar seus estudos? Uma sugestão é dividir os dias e concentrá-los por matérias de humanas, biológicas e exatas, assim vai ficar muito mais fácil não se perder no conteúdo.

Para ajudar nesta organização, uma dica que faz toda a diferença é usar agendas e planners. Um quadro branco também é ótimo para você saber o que precisa fazer e não ignorar as mensagens. 

2) Redobre a dedicação 
Respeitando o cronograma de estudos, vai ser preciso muita força de vontade para estudar por conta própria. Portanto, a dedicação precisa ser dobrada. Então, viu algo que precisa destacar e relembrar com frequência? Use marca texto e post it para saber onde a informação está. 

Outra coisa: pense que como não vai ter ninguém te proibindo de nada, você pode usar certas ferramentas a seu favor que não poderia manusear na sala de aula, como celular e computador. Quando tiver dificuldade em algum exercício, anote as suas dúvidas e procure na internet. 


3) Pratique a redação 
Sabemos que a redação é uma das etapas mais importantes do ENEM, então exercite a sua capacidade de produção de texto e vocabulário. Nossa sugestão é que você adquira um caderno especial para treinar textos dissertativos sobre temas da atualidade.

 Pesquise sobre estruturas textuais na internet e treine a sua escrita, porque assim será muito mais fácil na hora da criar a sua redação no dia da prova.

4) Cronometre o tempo 
Outra recomendação é entrar no site do ENEM, procurar por provas anteriores e resolvê-las com o tempo cronometrado. Lembrando que os dois dias de prova somam 10 horas no total, dedique-se para não estourar o tempo. 

Para isso, é fundamental se concentrar no enunciado do exercício para avaliar o que ele realmente está perguntando. Leia atentamente as alternativas e responda as questões, fazendo com que o tempo fique sempre a seu favor. 

Novembro parece longe, mas vai chegar num piscar de olhos. Então é muito bom já estar preparado para os dois dias de prova!

Estamos na torcida para que você tenha uma excelente nota. E sobre os estudos? Conte com a gente para tornar esse período menos difícil. No nosso site você encontra tudo o que precisa para se organizar. É só clicar aqui!

Grande abraço e até a próxima!
Equipe Art Nova