Carrinho
Subtotal R$ 0,00
Total a pagar R$ 0,00
Limpando um apagador de quadro branco

05/05/2020

Limpando um apagador de quadro branco

O quadro branco possui marcadores e apagadores próprios. Porém, mesmo assim é inevitável que com o tempo a tinta dos marcadores vá se acumulando pouco a pouco nos apagadores toda vez que são utilizados.

Nos dias de hoje, muitos são os lugares onde o quadro branco é utilizado. Sejam escolas, faculdades, escritórios, para uso diário, semanal, quando há reuniões, e muito mais. O quadro branco possui marcadores e apagadores próprios. Porém, mesmo assim é inevitável que com o tempo a tinta dos marcadores vá se acumulando pouco a pouco nos apagadores toda vez que são utilizados. Essa tinta que se acumula vai ficando espessa e dificultando o processo, a ponto de após um tempo ele não apagar totalmente.

Os apagadores tem um tempo de vida útil, mas não é preciso trocar assim que ele começar a manchar, pois é possível realizar a limpeza. Segue algumas dicas.

Pegue uma bacia pequena, que caiba o apagador e que não tenha problema ficar manchada, pois isso vai acontecer. Coloque na bacia 1 litro de água e 1 colher de sopa de detergente, depois coloque o apagador de molho por cerca de 20 minutos, ou mais um pouco se achar necessário. Retire-o e o enxague bem com água corrente até toda a tinta que amoleceu ser removida. Em seguida, coloque-o para secar por cerca de 2 horas exposto diretamente à luz solar. Quando estiver bem sequinho, estará pronto para uso. Note a diferença. 

Outro método que pode ser utilizado é caso você tenha uma mangueira de jardim que possua aquele bico que dá pressão na água. Escolha um lugar em que não haja problema manchar o chão, direcione para a parte suja do apagador a água com bastante pressão e veja como a tinta vai se soltando, fique nesse processo até notar que não há mais tinta que a água está saindo limpa. O processo de secagem deve ser o mesmo já citado anteriormente. 
Lembrando que como esses apagadores possuem vida útil, assim que o processo de lavagem não estiver mais dando resultados, estará na hora de trocá-los.

Agora, mesmo com os apagadores limpos, pode ser que ainda permaneçam as manchas no quadro branco, porque esse também necessita ser limpo de vez em quando. 

Antes de limpar o quadro é essencial verificar no manual se o fabricante indica alguma solução específica para a limpeza. Muito o fazem, pois a indicação vem de acordo com o material utilizado na fabricação do produto. Caso não haja nenhuma especificação no manual ou você não o tenha mais, você pode fazer uma mistura de álcool isopropílico e água, umedecer nessa mistura um pano macio e limpar o quadro branco. 

Ah, a frequência de limpeza tanto do quadro como do apagador vai depender muito do quanto o utilizam, é só ficar atento quando começar a manchar.